10 Curiosidades sobre Animais

O mundo animal é realmente interessante e confesso estar aprendendo cada vez mais que elaboro algo a ser escrito aqui neste blog. Nesse artigo listamos para vocês 10 curiosidades muito interessantes a respeito de alguns animais selvagens, aves, mamíferos e répteis, indo de papagaios a baleias, que você provavelmente não sabia...até agora. Aproveitem:

  1. Pássaros usam pontos de referência em longas viagens

    Pássaros

    Algumas espécies de pássaros conseguem fazer uma viagem de ida e volta de mais de 30 mil km todos os anos usando apenas o senso de auto-orientação. Seria algo equivalente a uma viagem em uma rodovia sem placas, indicações, mapas ou GPS. Consegue imaginar? Isso é possível devido a diferentes razões. Pássaros como pombos utilizam pontos de referência no solo para se localizar, podendo voar milhares de quilômetros para retornar ao mesmo local, sem nenhuma dificuldade. Outros pássaros em contrapartida utilizam uma espécie de imã natural para se orientar de acordo com o campo magnético do planeta Terra.

  2. Elefantes não são burros...apenas esquecidos

    Elefantes

    Entre todos os mamíferos, os elefantes são os que possuem o cérebro maior – em torno de 5 kg (cinco quilogramas). É muito difícil saber se eles usam o máximo possível da massa cinzenta pois a inteligência é muito difícil de ser quantificada tanto em seres humanos quanto em outros animais. O quociente de encefalização (QE) é uma relação entre o tamanho real do cérebro de um animal e o tamanho considerado razoável para esse animal levando em conta a massa deste, e pode ser usada como um classificador nesse caso. O QE do elefante é em média de 1.88, ao passo que, os seres humanos têm entre 7.33 e 7.69, ficando os chimpanzés com 2.45 e os porcos com 0.27. A estreita relação entre inteligência e memória sugere que a memória do elefante seja muito boa (esse fato até mesmo é lembrado na sabedoria popular), embora não seja infalível.

  3. Papagaios não são apenas gravadores

    Papagaio

    Considerados praticamente como "gravadores com penas", os papagaios ficaram popularmente conhecidos por repetirem os sons que ouvem afora, isso inclui falas humanas (quem não lembra do pirata com o papagaio no ombro cometendo gafes?). Porém esta ave exótica não se resume a isto. Estudos recentes, feitos nos últimos 30 anos, mostram que esses pássaros fazem muito mais do que apenas imitar os sons de fora. Eles conseguem resolver tarefas linguísticas para crianças de 4 a 6 anos e além disso, parecem compreender números e conceitos matemáticos como "igual", "diferente", "maior", "menor", "nenhum". O mais interessante é que eles podem combinar falas e frases, como um roteiro de novela ou peça de teatro. No ano de 2007 um estudo sugeriu o uso de padrões na fala dos papagaios para o desenvolvimentos da fala em robôs.

  4. Por causa do tamanho, as girafas têm circulação sanguínea única

    Girafas

    A girafa, o mamífero terrestre mais alto do planeta, tem a cabeça a uns 5 (cinco) metros de altura em média (valido para as girafas adultas) desenvolvendo essa adaptação para alcançar alimentos nos topos das árvores mais altas. Apesar da vantagem evolucionária que o pescoço longo proporciona em termos de conseguir alimento, surgem algumas dificuldades quando o assunto é a circulação sanguínea, pois o coração da girafa precisa bombear quase que o dobro ao que o coração de uma vaca precisaria para que o sangue não pare de subir antes que chegue ao cérebro.

  5. Muitos peixes mudam os órgãos sexuais

    Peixes

    Algumas das mais bizarras criaturas da face da terra estão no fundo do oceano. A prática do hermafroditismo entre os peixes ocorre mais freqüentemente em relação a qualquer outro grupo de vertebrados na face da terra. Algumas mudanças de sexo, nos peixes, podem ser resultados de um ciclo hormonal ou de mudanças ambientais. Outros ainda possuem órgãos femininos e masculinos.

  6. Os ratos toupeira não são cegos

    Ratos Toupeiras

    Os ratos toupeira africanos estão entre os roedores mais exóticos com seus fracos olhos e estilo de vida um pouco diferente. Estes roedores detectam um pouco de luz, e já foi sugerido que usam os olhos mais para sentir as mudanças do ar do que para enxergar. De acordo com um estudo de 2006, eles não gostam do que veem, pois a luz indica que talvez algum predador tenha adentrado no túnel em que vivem.

  7. Leite de baleia não é dietético

    Baleia

    Os cuidados necessários a um bebê baleia recém-nascido para uma baleia adulta não são nada fáceis. O bebê baleia nasce com quase 1/3 (um terço) do comprimento da baleia mãe (para a baleia Azul isso significa uma criança de quase 10 metros de comprimento) depois de uma gestação entre 10 a 12 meses. Através de músculos ao redor da glândula mamaria, a baleia espirra o leite, que contém quase 50% de gordura (10 vezes mais gordura do que o leite humano), na boca do filhote enquanto este se mantém firme no mamilo (sim, baleias têm mamilos). Com o alto teor de gordura no leite das baleias, essa amamentação permite aos filhotes destes cetáceos ganharem em torno quase 100 kg (quilogramas) por dia.

  8. Para os castores, os dias são longos no inverno

    Castor
    Durante o inverno, os castores praticamente se escondem vivendo de comida armazenada ou dos depósitos de gordura em seus rabos, conservando energia e evitando entrar em contato com o frio, ficando nas escuras pilhas de madeira e lama. Esses roedores, como resultado, geralmente saem no pôr do Sol e retornam ao nascer e perdem a noção do sono, pois o relógios biológicos desses animais mudam passando a funcionar em um ritmo diário de 29 horas.

  9. Crocodilos engolem pedras para nadar

    Crocodilo

    No estômago de um crocodilo é possível se encontrar muita coisa, isso inclui restos de tartarugas, peixes, girafas, pássaros, búfalos, leões e até mesmo outros crocodilos - isso pode acontecer devido a uma briga por território, por exemplo. Mas, além de toda essa variedade de cardápio constantemente presente no seu sistema digestivo, o que mais impressiona é a existência de diversas pedras pesadas no seu estômago. Eles as engolem para que fiquem permanentemente em suas barrigas, pois o peso extra auxilia na sua capacidade de mergulhar.

  10. Pintinhos fraternos

    Pintinho

    Talvez a evolução tenha mais favorecido o altruísmo entre os animais como forma de sobrevivência ao invés da lei da selva pura e simples. Alguns laços de altruísmo podem ser verificados e comprovados em algumas espécies no intuito de ajudar a sobrevivência daqueles que carregam o mesmo material genético. Similarmente como grande parte da humanidade (sic), muitos pintinhos estabelecem laços de fraternidade entre si de modo que estes auxiliem todo o grupo. Estes últimos praticam uma seleção de parentesco ao fazer um som de pio especial enquanto estão comendo. Esse pio diferente avisa para todos os demais pintinhos próximos sobre a presença de comida. A chave da seleção natural evidentemente não se baseia na sobrevivência do animal mais preparado a lidar com situações adversas a despeito dos demais, mas do favorecimento daqueles com o material genético similar aquele do bando. Aos egoístas de plantão: parece que um pouco de fraternidade favorece a todos, e não faz mal a ninguém.

Fonte: MundoDSE

3 comentários:

/